Samira Porto assume prefeitura de Capivari interinamente
Foto: Divulgação

A vice-prefeita Samira Porto (MDB) assumiu interinamente a prefeitura de Capivari de Baixo na manhã desta quinta-feira (15), após o afastamento do prefeito Claudir Bitencourt (PL), por decisão da Câmara Municipal. Samira assinou o termo de posse logo após uma coletiva de imprensa em que se comprometeu a manter o funcionamento dos serviços públicos e analisar as denúncias com apoio jurídico.

O afastamento de Claudir Bitencourt acontece por causa de denúncias que resultaram na abertura de uma comissão processante na Câmara. A medida segue a Lei Orgânica do município e pode durar até seis meses. Durante o período, Samira fica à frente da administração municipal. Em nota oficial, divulgada na noite anterior (14), Claudir Bitencourt declarou que as denúncias têm caráter político e não se sustentam em má-fé ou ilegalidade.

A assinatura do termo de posse contou com a presença e participação do presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Augusto Muraro Machado. Samira, que é vice-prefeita desde 2021, agora assume temporariamente o desafio de comandar a cidade em meio a uma crise política.

Posicionamento de Claudir

Claudir Bitencourt afirmou que o afastamento foi precipitado e sem base legal, destacando que já acionou o Poder Judiciário para garantir o retorno ao cargo. Segundo ele, a legislação federal não permite esse tipo de afastamento em processos administrativos como o da comissão processante instaurada pela Câmara.

Mesmo com o afastamento, Claudir afirmou que os serviços públicos, especialmente na educação, seguem funcionando normalmente em Capivari de Baixo. De acordo com ele, as escolas contam com professores em sala de aula, alimentação de qualidade, transporte escolar, material didático e compromisso com o futuro dos alunos.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.