Servidores da Prefeitura de Imbituba são afastados por suspeita de fraude em contratos
Foto: Divulgação/PCSC

Nesta quinta-feira (23), a Polícia Civil, com o apoio da Polícia Científica, deflagrou operação policial visando combater uma organização criminosa que fraudava a execução de serviços com a prefeitura de Imbituba de maquinários – trator, pá niveladora, caminhões caçamba e outros. Ao todo, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão e dez servidores públicos foram afastados de suas funções.

Em nota, a Prefeitura de Imbituba afirma que desde 2023, acompanha atentamente a situação. Sob a liderança do prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, tem colaborado ativamente com a Polícia Civil, fornecendo todas as informações necessárias para o avanço das investigações.

No primeiro semestre do ano de 2023, a Polícia Civil de Imbituba recebeu diversas denúncias anônimas indicando que as empresas contratadas por meio de uma licitação estavam com o sistema de aferição de horas trabalhadas (horímetro) fraudado, de forma a marcar horas a mais do que as efetivamente trabalhadas, gerando prejuízo à administração pública municipal.

Ao final do certame, oito empresas foram vencedoras, com a destinação total de 25 equipamentos para prestação de serviços à prefeitura de Imbituba, um investimento de mais de R$ 10 milhões

Em junho, foi deflagrada a primeira fase da Operação Ourímetro e 15 máquinas que prestavam serviços à prefeitura de Imbituba foram periciadas. Onze delas apresentaram adulteração no horímetro.

As planilhas de horas que a Polícia Civil teve acesso indicaram que as máquinas trabalhavam todos os dias praticamente com hora cheia, não respeitando dias chuvosos, feriados, ou pausas no trabalho.

Segundo a polícia, alguns funcionários públicos tinham conhecimento e permitiam a engrenagem criminosa em prejuízo da administração pública municipal, cujo montante ainda está em apuração.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.