O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. De acordo com o Ministério da Saúde, para o Brasil foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
A campanha Outubro Rosa é celebrada no Brasil, e no exterior, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. Braço do Norte, Tubarão, Gravatal e Jaguaruna divulgaram a programação que tem como objetivo informar e fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Nesta quinta-feira (05), em Braço do Norte, na Praça Padre Roher, acontece às 15 horas a missa da saúde e em seguida, às 16 horas a passeata com as sombrinhas rosa – ação tradicional em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). São mais de 10 ações na programação, com destaque para o Dia D Rosa, quando ocorrerá coleta de preventivo e vacinação, no dia 21 (sábado), das 8 às 17 horas, na Policlínica Municipal e RFCC.
Em Tubarão, o Dia D do Outubro Rosa, está marcado para sábado (21) quando todas as Unidades de Saúde estarão abertas, das 8 às 17 horas, com agendamento prévio. A abertura oficial da programação ocorreu nesta segunda-feira (02) e segue durante todo o mês.
Engajados na prevenção, Gravatal em parceria com a RFCC, Secretaria Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social, vão realizar o Dia Rosa, com coleta de preventivo e mamografia, será neste sábado (07), das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, nas unidades de saúde.
Em Jaguaruna, no domingo (22), ocorre o 2º Pedal Rosa. A concentração será a partir das 13 horas, em frente ao Ginásio de Esportes. Durante a concentração, será oferecido serviços de saúde gratuitos: aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A inscrição pode ser feita aqui.
O Governo de Santa Catarina lançou nesta segunda-feira (02) a campanha “A cor da esperança é rosa”, com ações que vão desde a busca pelo diagnóstico precoce até a cirurgia de reconstrução mamária. O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto receberam representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina, para uma café da manhã e anúncios importantes neste Outubro Rosa.
Confira no vídeo da UniTVSC.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.