Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite é neste sábado (8)
Foto: Banco de imagens

Pais e responsáveis, preparem a caderneta de vacinação de crianças até 4 anos de idade. Neste sábado (8), os postos de saúde de todo o estado vão estar abertos para o dia D da Campanha de vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). O objetivo da mobilização é resgatar crianças não imunizadas ou com a caderneta incompleta, além de reforçar a proteção daquelas já vacinadas com a vacina de gotinha, a fim de evitar a reintrodução da doença no estado.

A vacina contra a poliomielite está prevista no Calendário de Vacinação Infantil. O esquema de vacinação é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses; e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP), a vacina de gotinha, com 1 ano e 3 meses e 4 anos.

No período de campanha, as doses da VIP são aplicadas conforme esquema recomendado, mas a dose da VOP é aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças de 1 a 4 anos, desde que já tenham recebido o esquema primário com a VIP.

Confira os locais e horários de algumas cidades da região da Amurel:

  • Capivari de Baixo – das 8 às 17 horas

Estratégia Saúde da Família Três de Maio, Santa Lúcia e Centro II.

  • Gravatal – das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas

Unidades do Centro e da Termas.

  • Imbituba – das 8 às 17 horas

Policlínica Central, UBS Nova Brasília, UBS Vila Nova Alvorada (Divineia) e UBS Vila Nova.

  • Laguna – das 8 às 17 horas

Unidades Básicas de Saúde: Passagem da Barra, Mar Grosso, Portinho, Cabeçuda, Figueira e Caputera.

  • Tubarão – das 8 às 17 horas

Todas as unidades que possuem salas de vacina (veja quais são aqui).

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Arieli Schiessl Fialho, pede que os pais, especialmente aqueles que não têm disponibilidade de levar os filhos para vacinar durante a semana, aproveitem a oportunidade para atualizar a situação vacinal das crianças no sábado.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.