A Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, por meio do Núcleo de Combate à Endemias, do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta quinta-feira (30) mais um caso de dengue na cidade.
O caso é importado, o que significa que a transmissão ocorreu fora do município. Assim, Tubarão soma, no momento, cinco casos confirmados – três importados e dois autóctones (aqueles quando a transmissão ocorre dentro do município).
A cidade contabiliza 53 focos do mosquito Aedes aegypti até o momento: 31 em Oficinas; 10 na Vila Esperança; quatro no Morrotes; três no Centro; dois no Dehon e um cada, nos bairros Humaitá, São Cristóvão e São João Margem Direita.
Também nesta quinta-feira, a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Vila Esperança realizou uma ação de conscientização sobre a dengue junto aos alunos da Escola Manoel José Antunes.
Participaram da atividade alunos do curso de Enfermagem da Unisul/Ânima e seu professor. A ação foi proposta em virtude de o bairro ser um daqueles onde mais focos do mosquito transmissor da doença foram encontrados, o que torna fundamental que as crianças que lá vivem adquiriam este conhecimento e os leve para casa, em especial sobre as formas de prevenção e de combate ao Aedes aegypti.