Quatro pessoas foram condenadas por tentativa de homicídio triplamente qualificado e por participação em organização criminosa. Entre elas, havia duas mulheres e dois homens. As penas somadas ultrapassaram 50 anos de reclusão, todas em regime inicial fechado.
Durante o julgamento, foi apresentada a denúncia de que o crime ocorreu em janeiro de 2021, no local conhecido como “Lixão”, situado próximo ao mangue da localidade de Garopaba do Sul, em Jaguaruna.
De acordo com a denúncia, o grupo tentou matar a vítima por ela ter encaminhado um áudio para as autoridades alertando sobre o envolvimento de dois dos réus no comércio de entorpecentes e outros crimes na região. A vítima foi abordada por dois réus em um carro enquanto caminhava pela Rodovia SC 100 e foi levada ao encontro dos demais acusados. Ela tentou fugir, mas foi alcançada pelo grupo, que a agrediu com pauladas, socos e chutes. O crime foi filmado pelos denunciados.
Felizmente, a mulher sobreviveu graças à intervenção de populares e a um atendimento médico eficiente. O Conselho de Sentença reconheceu que a tentativa de homicídio foi praticada por motivo fútil, meio cruel e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, além do crime de integrar organização criminosa atribuído a um homem e uma mulher.
As penas aplicadas variam entre 15 anos e 11 meses, 13 anos e sete meses, 11 anos e oito meses e nove anos e quatro meses. Todos os réus tiveram negado o direito de recorrer em liberdade. A decisão ainda cabe recurso ao TJSC.
Para mais detalhes, confira na reportagem de Isabel Silva: