Defesa Civil inicia testes da nova sala de monitoramento dos rios Tubarão e Capivari
Foto: Prefeitura de Tubarão

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão deu início aos testes nesta semana da Sala de Monitoramento dos rios Tubarão e Capivari. O espaço foi criado para acompanhar em tempo real o comportamento dos dois rios e planejar ações de prevenção em caso de chuvas intensas.

Os monitores estão conectados às câmeras instaladas pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR), que cobre pontos estratégicos de monitoramento. No Rio Capivari, o equipamento está localizado em São Martinho. Já no Rio Tubarão, são três pontos: um em Braço do Norte, um em Orleans e outro na Ponte Paulinho May, em Tubarão. Esses pontos oferecem uma visão abrangente da situação dos rios, permitindo uma resposta rápida em caso de alteração no nível das águas.

Além disso, o sistema conta com um ponto de monitoramento de vento e chuva localizado no Cemitério Horto da Saudade, no bairro Monte Castelo. Este equipamento é essencial para prever condições climáticas adversas e ajudar no planejamento das ações da Defesa Civil. A compra dos quatro monitores de 65 polegadas, que possuem tecnologia para formar uma única imagem de tamanho gigante, foi encaminhada em agosto deste ano e já está em operação experimental.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.