Na noite congelante desta terça-feira (24), a cidade de Tubarão mobilizou uma grande força-tarefa para abordar pessoas em situação de rua e oferecer acolhimento. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família, junto com o Setor POP, CAPS, serviços de acolhimento e apoio das polícias Militar e Municipal, durou quatro horas e contou com a presença da primeira-dama Graziele de Souza Soratto da Silva.
Durante a operação, 17 pessoas foram abordadas nas ruas da cidade. Dentre elas, cinco eram moradores de Tubarão, com residência fixa e laços familiares. Essas pessoas foram orientadas a retornar para suas casas. Segundo a coordenadora do Setor POP, Daiane Barbosa, muitas dessas pessoas deixam o lar devido a conflitos familiares causados pelo uso abusivo de álcool e drogas.
Outros indivíduos abordados estavam em trânsito ou de fato em situação de rua. Eles foram encaminhados para passar a noite no Albergue Pousada da Paz e na instituição João 3:16. No entanto, a resistência de parte dos usuários é um desafio constante. “O vício é mais forte que o frio e a falta de dignidade. Muitos recusam ajuda por não conseguirem seguir as regras e exigências dos serviços de acolhimento”, destacou Daiane.
A situação mais inesperada da noite foi a de uma mulher que, após consulta no sistema, foi identificada com mandado de prisão em aberto. Com o apoio das polícias, ela foi conduzida até a Delegacia da Polícia Civil para as providências cabíveis.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
