As Forças Armadas começaram o alistamento militar voluntário feminino, com inscrições abertas até o dia 30 de junho de 2025. Podem se inscrever mulheres nascidas em 2007, que completam 18 anos este ano. O alistamento está disponível em 28 municípios de 14 estados do Brasil, conforme o Plano Geral de Convocação. A expectativa é que, ao longo dos anos, o número de vagas para mulheres no serviço militar seja ampliado até atingir 20% do total de vagas.
O alistamento está previsto para a incorporação em 2026, com duas datas possíveis para a convocação: entre 2 e 6 de março ou entre 3 e 7 de agosto. O serviço tem duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até oito anos. As candidatas devem passar por entrevistas, testes físicos e exames de saúde, e poderão escolher em qual Força Armadas gostariam de servir, seja no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica.
Além disso, as Forças Armadas alertam contra golpes que envolvem sites fraudulentos prometendo certificados militares. A recomendação é realizar o alistamento apenas nos sites oficiais. Essa iniciativa é inédita no Brasil, embora mulheres já integrem as Forças Armadas desde a década de 1980, com cerca de 37 mil mulheres no efetivo atual. A seleção tem como objetivo ampliar a participação feminina nas Forças, que até agora representa 10% do total.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.