Mais de 80 aves silvestres são resgatadas de porta-malas de um carro na BR-101, em Laguna; VÍDEO
Foto: PMSC

Mais de 80 aves silvestres foram resgatadas após serem encontradas sendo transportadas irregularmente dentro do porta-malas de um carro. A ocorrência foi registrada na noite deste domingo (11), na BR-101, em Laguna. O veículo foi abordado por volta das 21h30 na Ponte Anita Garibaldi.

Uma investigação em andamento vinha monitorando um grupo que praticava crimes ambientais. Os envolvidos costumavam buscar as aves no Paraná para vendê-las em cidades da região. Uma operação conjunta das policias Civil, Ambiental, Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF) abordou o veículo que fazia esse transporte na noite deste domingo.

No automóvel, um Toyota Corolla, com placas de São Ludgero, estavam dois homens e uma mulher. No porta-malas do veículo, foram encontradas 82 aves silvestres sendo transportadas sem nenhum documento e sem condições adequadas. Um dos animais estava morto.

De acordo com a PRF, foram encontradas duas fêmeas de Azulão, seis Bico-de-Pimenta, um Curió e 73 Trinca-Ferro, um deles já morto. As aves estavam em duas gaiolas e cinco transportadores de aves. O motorista afirmou que revenderia as aves em Pescaria Brava.

Os três envolvidos foram presos e conduzidos até a delegacia de Polícia Civil de Laguna. As aves foram apreendidas e entregues ao biólogo responsável pelo Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres (CEPTAS) da Unisul, em Tubarão.

Segundo a Polícia Civil, o dono do carro é morador de Pescaria Brava e o outro detido reside em Capivari de Baixo. A mulher que também estava no veículo e foi liberada após os procedimentos legais. Os dois homens vão responder pelos crimes de maus tratos e transporte ilegal, com agravante do óbito de uma das aves e pelo risco de extinção.

Mais de 80 aves silvestres são resgatadas de porta-malas de um carro na BR-101, em Laguna (2)
Foto: PMSC