Sob aplausos da família e colegas de trabalho, o policial militar Richard Ribeiro Castro recebeu alta nesta quarta-feira (20) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. Ele estava internado há 28 dias após ter sido baleado durante uma ocorrência em Imbituba. Na ocasião, o homem abordado pegou a arma do soldado e o atingiu com três tiros.
Ao deixar a unidade hospitalar, Richard foi recepcionado por familiares, policiais e amigos. Quando chegou em sua casa, em Imbituba, recebeu mais homenagens da população local. Alunos e professores da Escola Joaquim Ramos de Paes Leme exibiram cartazes de boas-vindas.
Em frente a sua residência, o tenente-coronel Luiz Carlos Cruz dos Santos, comandante da Guarnição Especial de Imbituba (GEIB), fez um agradecimento a todos que torceram pela recuperação do soldado e puxou uma oração coletiva com os presentes. Richard estava acompanhado da esposa e do filho de um ano de idade.
Sobre o caso
O policial foi baleado durante o atendimento de uma ocorrência de uma briga familiar em 22 de setembro. Durante o atendimento à ocorrência, Richard foi baleado por um homem, que terminou morto por outro policial. O homem havia chegado em casa alterado e começou a quebrar as coisas e ameaçar a própria mãe na localidade de Penha.
Um dos projéteis ficou alojado no colete de Richard e os outros dois atingiram, pâncreas e pulmão, e o braço fazendo com que passasse por cirurgias de emergência e ficasse em estado gravíssimo.