A queda de um muro de contenção da Estação de Tratamento de Água (ETA) seguida de um desmoronamento de terra destruiu parte de uma casa na tarde desta terça-feira (19), em Tubarão. A estrutura de concreto armado atingiu um quarto localizado nos fundos da residência. Ninguém se feriu.
O acidente aconteceu por volta das 16h45 na rua Herculano Antônio de Farias, no bairro Oficinas, região conhecida como Morro da Caixa. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e retirou as pessoas do lugar.
A Defesa Civil Municipal também esteve no local e interditou uma segunda residência preventivamente. A área foi isolada e as duas famílias foram encaminhadas para um hotel e casa de parentes. Segundo o coordenador Djalma Alves, os moradores não poderão retornar até que se possa assegurar a segurança do espaço.
Na manhã desta quarta-feira (20), técnicos da Defesa Civil, Agência Reguladora de Saneamento (AGR) e Tubarão Saneamento estão no local fazendo uma avaliação dos danos e riscos oferecidos. A concessionária também realiza a limpeza da área. O órgão municipal emitirá um ofício com os encaminhamentos que devem ser executados pela empresa nos próximos dias, até que seja concluído o laudo técnico. Um perito em mecânica dos solos está acompanhando o caso.
Por meio de nota, a concessionária informou que tomou conhecimento da queda do muro de contenção da ETA e que “os moradores foram atendidos pela equipe de Responsabilidade Social da Tubarão Saneamento, que disponibilizou abrigo”. A empresa afirmou ainda que desde que assumiu a concessão vem fazendo a “manutenção com o propósito de minimizar o risco de deslizamento no local”.