Relatório de Balneabilidade: Laguna e Garopaba apresentam pontos impróprios para banho
Foto: PML

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o quinto relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 117 estão próprios para banho, o que representa 49,16%.

Na região, a Prainha do Farol, em Laguna e a Lagoa da Ferrugem, em Garopaba estão impróprias para banho. Já nos municípios de Imbituba e Jaguaruna, todos os pontos de coleta apresentaram resultados positivos no último levantamento.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários. São eles: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.