A Polícia Militar está sendo alvo de acusações de uso excessivo da força após encerrar uma festa de 15 anos em Braço do Norte, Santa Catarina. A festa ocorreu no Ginásio Imaculada Conceição, no bairro União, e foi encerrada próximo da meia-noite com a chegada da polícia. Segundo populares, os policiais invadiram o local com bombas de efeito moral, fazendo com que os convidados corressem para a rua. Já no lado de fora, para dispersar a multidão, os policiais usaram spray de pimenta, e diversas crianças foram atingidas. Algumas delas foram levadas para a residência de um familiar que mora em frente ao ginásio para lavar os rostos. Durante a ação, um adolescente de 15 anos foi atingido por uma bala de borracha, conforme relatos de moradores.
A PM, por sua vez, afirma que os agentes foram recebidos com desacato por algumas pessoas que tentavam impedir a ação. Um indivíduo teria tentado agredir os agentes e recebeu voz de prisão. A PM também alega que copos de vidro e pedras foram arremessados contra os policiais, ensejando na lesão de um policial. Diante da situação, foi utilizada uma granada explosiva GL-308 (pimenta) e munição de elastômero (borracha).
Em nota, a PM informou que o comandante do 35° Batalhão de Polícia Militar está ciente dos fatos e que será analisado minuciosamente as câmeras individuais, e, caso seja constatada alguma ilegalidade por parte dos policiais militares, será instaurado o devido procedimento.
Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC