Defesa Civil alerta para chuva persistente e volumosa a partir desta quinta-feira (11)
Foto: Letícia Z. Matos/UNITVSC

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para as mudanças nas condições climáticas, a partir desta quinta-feira (11). A circulação marítima causada pela combinação de um sistema de alta pressão no oceano e instabilidades atmosféricas provocam chuvas persistentes e volumosas no litoral catarinense, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.

Conforme a meteorologista Elen Pelissaro, a previsão é de que o tempo siga chuvoso pelo menos até a próxima terça-feira (16), quando uma frente fria avança pelo sul do Brasil provocando chuva em todas as regiões catarinenses.

Nas áreas em laranja do mapa, são esperados de 200 a 300 milímetros até o domingo (14), com pontuais que podem superar os 350 mm, com a sexta-feira (12) e o sábado (13) os dias mais críticos. Nas áreas em amarelo, os volumes devem ficar entre 70 e 150 mm até o domingo (14), pontualmente podendo chegar aos 200 mm. O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas nas áreas em laranja do mapa, moderado nas área em amarelo e baixo nas áreas em verde.

Confira no vídeo mais informações na reportagem de Kauana Mulinari.

Mar agitado a partir desta sexta-feira (12)

A partir da tarde desta sexta-feira (12) os ventos ganham força no litoral de Santa Catarina, favorecendo a agitação marítima. O risco é MODERADO nas áreas em amarelo para ocorrências como erosão costeira e riscos para atividades de pesca e navegação. São esperadas ondas de direção sul e leste entre 2,0 m e 2,5 m, com picos de até 3,0 m em alto mar.

Recomendações para a população:

Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.