Defesa Civil alerta para quantidade significativa de chuva em Santa Catarina
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (3), o fluxo de umidade do oceano em direção à costa combinado à instabilidades atmosféricas continuam ocasionando chuvas persistentes, intensas e volumosas nas áreas litorâneas. Nas demais regiões, a combinação de calor e umidade favorecem o desenvolvimento de temporais isolados. De acordo com a meteorologista Elen Pelissaro, da Defesa Civil do Estado, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a estas condições.

A agitação marítima aumenta no Litoral Sul, com ondas de leste de até dois metros. As temperaturas máximas chegam aos 30°C no Extremo Oeste, variam entre 25°C e 28°C no Planalto Norte, Oeste e Meio-Oeste e oscilam entre 22°C e 25°C no litoral. Nas áreas costeiras do Litoral Sul e Grande Florianópolis, rajadas de vento entre 45 e 60 km/h podem ser observadas.

A meteorologista Francine Sacco destaca que a circulação marítima,  ganha força com a formação de sistemas de baixa pressão, favorecendo a manutenção da chuva persistente, por vezes intensa, resultando assim, em volumes significativos na faixa leste e áreas próximas, com pontuais que ainda podem superar 100 milímetros. Nas demais regiões do estado, a chuva ocorre na forma de pancadas com temporais isolados entre as tardes e as noites.

Na quinta-feira (5), a chuva perde um pouco de força, mas ainda se mantém persistente no Litoral, o que mantém o risco ALTO nas áreas em laranja, para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. No restante do estado o risco é MODERADO nas áreas em amarelo e BAIXO nas áreas em verde do mapa para  destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos. Confira no mapa.

A jornalista Isadora Zarbato entrevistou o coordenador regional da Defesa Civil em Tubarão, Anderson Martins Cardoso, que conta mais detalhes da previsão para os próximos dias. Confira no vídeo.

:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.