Rede de Vizinhos: o cidadão como protagonista da segurança pública
Foto: Reprodução/UNITVSC

Bastante comum o crescimento no número de furtos às residências na “cidade”, durante o período de férias na praia. No boletim do 8º Comando Regional da Polícia Militar desta quarta-feira (3), duas ocorrências de furto, bem similares foram registradas. Fatos comuns, mas que podem ser evitados com a implantação do programa Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

Na Avenida Marechal Deodoro, no bairro Fábio Silva, a vítima contou que estava na praia e ao retornar percebeu que a casa foi arrombada, e que teria ocorrido na quinta feira (28), por volta das 22h20min, pois foi o momento que a câmera de videomonitoramento foi desligada. Foram levados dois notebooks, ambos de 14 polegadas, um microondas, um aparelho jbl Charge 3, carteira com documentos pessoais, uma roçadeira e sem joias.

Já na Rua Professora Mylma Neves Cargnin, no bairro Monte Castelo, a vítima o qual disse que sábado (30), ao meio dia, deixou a residência e foi para a casa de praia e ao retornar na terça-feira (2), notou que alguém teria entrado na residência e levado dois televisores – uma TV SANSUNG 49 polegadas e uma TV PHILCO 32 polegadas.

A Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

A jornalista Isadora Zarbato conversou com o tenente coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, que explica como funciona a Rede de Vizinhos. Confira no vídeo, com imagens de Antonio Faustina Junior.

Para criar Rede de Vizinhos, os seguintes passos são fundamentais:

  •  Mobilize seus vizinhos.
  • Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o
    comandante da Polícia Militar do seu bairro.
  • O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos
    PMSC para a localidade.
  • Definida a necessidade de se implementar a Rede de Vizinhos e para que se
    tenha o sucesso da REDE, seis eixos estruturantes devem ser adotados
    conforme o Procedimento Operacional Padrão n.113/2016 da PMSC.

:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.