Frio continua intenso até o final da semana, com chuva persistente e volumosa
Foto: Marllon Luz/UniTVSC

O tempo instável e chuvoso combinado a presença de uma massa de ar frio, de origem polar, mantêm as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando de 15°C. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o comportamento é observado desde o final de semana e tende a se repetir até pelo menos o final da semana.

Conforme o meteorologista Caio Guerra, para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 6°C entre os planaltos, Grande Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 7 e 12°C. Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 10 e 14°C nas demais regiões, favorecendo a configuração de uma onda de frio, condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo.

Desta forma, o risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia.

Ao longo da quinta-feira (11), o processo de formação de uma nova frente fria favorece o retorno da condição de chuva em todas as regiões do estado. A chuva começa pelas áreas de divisa com o Paraná entre a madrugada e o início da manhã de quinta e se espalha pelas demais regiões ao longo do dia.

Nas áreas em laranja se concentram os maiores volumes previstos de precipitação, com acumulados médios de 50 à 80mm, que devem se concentrar principalmente entre meados da tarde de quinta (11) e madrugada de sexta-feira (12). Nestas áreas, há risco alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas. Ainda durante a manhã, com o afastamento de forma gradativa do sistema, a chuva perde intensidade, ocorrendo de forma esparsa e fraca. Ao longo do dia, na sexta-feira (12), a chuva se concentra nas áreas do norte do estado (próximas ao Paraná).

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.