O tempo instável e chuvoso combinado a presença de uma massa de ar frio, de origem polar, mantêm as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores não passando de 15°C. Esse comportamento já foi observado neste fim de semana e tende a se repetir ao longo da semana.
De acordo com o meteorologista Caio Guerra, para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 5°C entre os planaltos, Meio-Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado as mínimas tendem a variar entre 5 e 10°C.
Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 10 e 14°C nas demais regiões, favorecendo inclusive a configuração de uma onda de frio. Condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo.
Desta forma, o risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia.
Chuva persistente entre tarde de terça-feira (9) e quarta-feira (10)
Entre tarde desta terça-feira (9) e no decorrer da quarta-feira (10) os modelos meteorológicos indicam condição para tempo nublado e chuvoso no centro-leste de Santa Catarina, região entre os Planaltos e o litoral do estado. As instabilidades estão associadas a formação de uma região de baixa pressão, que deve trazer chuva persistente, e por vezes intensa, com acumulados entre 60 e 80mm e pontuais de 100mm nas áreas em amarelo e de 30 a 60mm nas áreas em verde. Nas áreas em amarelo há risco moderado para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, devido a maiores volumes de chuva em curtos períodos de tempo.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.