Rajadas de vento ultrapassam 100 km/h no Litoral Sul de SC
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (27), um ciclone extratropical em alto mar provocou ventos fortes em Santa Catarina. Segundos os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a velocidade do vento chegou perto dos 110 km/h, como no caso de Laguna (109,1 km/h) e Imbituba (97,2 km/h).

As rajadas de vento provocaram estragos em algumas localidades, de acordo com a coordenadoria regionais da Defesa Civil. Imbituba, Criciúma, Içara e Passos Maia registraram algumas ocorrências como danos de outdoors, quedas de galhos, e falta de energia elétrica.

A frente fria dessa quarta-feira já está se afastando de Santa Catarina, mas ainda encontra a presença de muitas nuvens no estado, ainda como chuvas isoladas, inclusive com trovoadas no Litoral Norte.

Na maior parte de Santa Catarina os ventos sopram de sudoeste/sul, com intensidade moderada e rajadas fortes no Litoral Sul e Grande Florianópolis (foram registradas rajadas que chegaram a 60 e 80km/h). Temperaturas que variam de 10 e 19°C do Grande Oeste ao Planalto Sul, 18 a 22°C entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e entre 23°C e 26°C no Litoral Norte, devem continuar diminuindo rapidamente com a aproximação da massa de ar frio.

Nas próximas horas, a chuva diminuiu os ventos continuam intensos, sobretudo no Litoral e áreas próximas, permanecem com riscos moderados e altos de ocorrências. As temperaturas diminuem bruscamente, conforma Aviso Meteorológico emitido pela Defesa Civil, trazendo possibilidade para riscos baixos a moderados para problemas associados à saúde.

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda atenção com os moradores em situação de rua, idosos, enfermos, crianças e animais de estimação. Recomendado também que animais de estimação das áreas rurais estejam abrigados durando a noite.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC