Santa Catarina tem 126 municípios em situação de emergência em virtude das chuva
Foto: Divulgação / CBMSC

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu neste domingo (15) um relatório atualizado sobre a situação das chuvas no estado. De acordo com os dados divulgados, 144 municípios registraram ocorrências desde o dia 4 de outubro em todo território catarinense. Já o número de cidades que emitiram decretos de situação de emergência subiu para 126.

Ainda neste sábado (14) o Governador Jorginho Mello esteve na Defesa Civil, para fazer um levantamento de todas as ações já realizadas e as próximas medidas, já que permanece a previsão de tempo instável nos próximos dias para o estado.

“Primeiro de tudo é importante alertar as pessoas que, infelizmente, este evento climático ainda não terminou. A população precisa continuar atenta e a gente vai seguir mobilizado, trabalhando com todas as nossas equipes a campo atendendo quem precisa e ajudando os municípios no trabalho de reconstrução. Tudo o que fizemos até agora e as ações futuras que estamos planejando têm e terão respaldo técnico”, frisa o governador Jorginho Mello.

Foram confirmadas pela Polícia Científica outras duas mortes em decorrência a afogamentos, portanto relacionadas ao desastre. Passam para quatro mortes decorrentes do desastre (Palmeira, Rio do Oeste, Campo Belo do Sul e Rio do Sul) , além de um ferido em Timbó.

Equipes municipais contam com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados. Até o momento foram distribuídos 90.846 itens de assistência humanitária, para 25 municípios.

Em todo o estado são 146 abrigos ativos. Segundo informações repassadas pelas prefeituras, mais de 17 mil pessoas estão desabrigadas.

Bombeiros Militares

Neste final de semana o foco está no restabelecimento, na limpeza das cidades, além da organização e distribuição de donativos. Foram encaminhados para as ações para o Alto Vale caminhões Auto Tanque (AT) das cidades de Brusque, Tombó, Sombrio, Palhoça, Tubarão e Xanxerê.