Depois de jogos acirrados, a grande final do Campeonato Regional da Liga Tubaronense de Futebol (LTF) será disputada neste sábado (11), às 16h. A decisão pela IV Taça Arlete Transportes & Logística será entre o Água Verde, de Pescaria Brava, e o Ferroviário, de Armazém. Em caso de empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.
O jogo será no estádio Cruzeiro, no bairro Bom Jesus, em Armazém. Por ter feito melhor campanha, o Ferroviário tem o direito de decidir a final em casa. O time busca o título inédito. O Ferroviário foi vice-campeão do Regional da segunda divisão em 2016
“Nós vínhamos como um azarão do campeonato, estamos na final muito bem representado pela equipe do Ferrinho e a expectativa é de ser campeão”, destaca Jamir Mendes, volante do Ferroviário.
Do outro, o Água Verde busca o tricampeonato. A equipe já comemorou o título em 2013 e 2014. “A gente sabe da dificuldade, da qualidade da equipe do Ferroviário, que chegou por méritos também na final. Agora a gente está focado em vencer esse título para dar alegria pro torcedor do Água Verde”, afirma Mateus Corrêa, meia atacante do time.
A final do Campeonato Regional terá transmissão exclusiva e ao vivo pela UNITV, no canal 4.1, além do Youtube e no Facebook na emissora. A parceria realizada em 2021 trouxe bons frutos e consolidou um potencial na região, que é o futebol amador.
“As equipes estão bastante iguais, tanto que nós já tivemos três decisões através de penalidades. Então isso mostra o equilíbrio na competição. E neste final de semana certamente vai ser igual”, analisa o comentarista esportivo da UNITV, Antônio Faustino.
Para o presidente da LTF, Wellington Brasil, o campeonato foi de alto nível. Ele também destaca a cobertura feita pela UNITV como um incentivo aos clubes participantes.
“Foram jogos bem emocionantes ali nas semifinais, um público bom e eu acredito que a final vai ser boa também em termos de público. E temos, esse ano, a parceria com a UNITV. Onde quem não consegue ir ao estádio e gosta de um futebolzinho, vai poder acompanhar em canal digital. Vários jogadores são destaques hoje graças às imagens, à cobertura ao vivo. Então, com certeza, vão aparecer mais jogadores, mais destaques e as equipes vão ter mais visibilidade, e com isso conseguir os apoios para manter a equipe no futebol amador, que tem um custo”, destaca Brasil.
Ao todo, sete equipes participaram do campeonato em 2021. Além dos finalistas, o Grêmio (Gravatal), Palmeiras, Itapuã, Vila Real e Gatorads (todos de Tubarão) fizeram parte da competição, que não ocorreu no ano passado por causa da pandemia.