Confira a entrevista com a candidata a deputada estadual Samira Porto (Republicanos)
Foto: Reprodução UNITV

Candidata a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Samira Porto (Republicanos) defende o aumento da apresentação feminina na política, mais assistência às mulheres vítimas de violência e atenção às famílias em vulnerabilidade social. Ela participou da série de entrevistas da UNITV com os candidatos a deputado estadual nesta terça-feira (6). As sabatinas acontecem no programa Primeira Hora.

Representando Capivari de Baixo nas eleições deste ano, Samira tem 34 anos, é advogada e empresária. Ela também já esteve à frente da Secretaria de Assistência Social do município. A candidata quer unir suas experiências na iniciativa privada e no serviço público para atuar por demandas sociais e pelo desenvolvimento econômico.

Samira destaca a importância de ter mais mulheres na Alesc e de a região ter mais representantes no legislativo estadual. “Pra gente entrar hoje na política tem que ter muita coragem, principalmente para nós mulheres. Mas a gente tem que incentivar, tem que estar ativa para a gente poder ver as demandas. Eu sou uma pessoa muito acessível. Então, eu sempre tive esse vínculo com as pessoas. Eu acho de inteira importância a gente estar [participando] politicamente pra gente fazer acontecer, melhorar a vida das pessoas. Esse é o meu objetivo”, diz.

Samira relata que, enquanto secretária de Assistência Social, viu muitos problemas sociais que precisam ser enfrentados. Um deles é a necessidade criar propostas de amparo às vítimas de violência doméstica.

“A gente precisa de projetos que efetivam o acompanhamento e o amparo da mulher. Para ela fazer a denúncia e não ficar só naquilo, não ter o amparo coletivo para ela e para a família dela”, afirma.

A candidata ainda chama a atenção para a questão do déficit habitacional. “Hoje nós temos famílias extremamente carentes que moram em casas de chão batido. Nós temos lares, com pai, mãe e filhos, que não possuem banheiro. Então, isso é o mínimo de dignidade que nós, estando ali [na Alesc], precisamos ver quem é a população que precisa. A gente precisa fazer um trabalho para diminuir o déficit habitacional”, acrescenta.

Samira fala também em atuar por demandas dos empreendedores, sobre a necessidade de investir em qualificação de mão de obra e inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Confira a entrevista na íntegra:

Entrevistas da semana

  • Segunda (5) – Soraya Michels (PSDB)
  • Terça (6) – Samira Porto (Republicanos)
  • Quinta (8) – Alexandre Lopes (União Brasil)
  • Sexta (9) – Cleberson Garcia (PDT)

Reveja as entrevistas anteriores

CLIQUE AQUI e participe do grupo de leitores da UNITV no WhatsApp