Nesta sexta-feira (18), a EEM Dite Freitas, em Tubarão, recebeu um novo espaço para estimular a criatividade e a inovação dos estudantes. A unidade agora conta com um Espaço Maker. O laboratório tem mais de 290 ferramentas para realização de atividades práticas e tecnológicas, incluindo eletrônicos e equipamentos como impressora 3D e cortadora a laser.
“Esse espaço vai ao encontro das novas necessidades abordadas no Ensino Médio. É um espaço que nosso estudante tem para experimentar e participar de atividades inovadoras nas escolas”, afirma o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.
O Espaço Maker na unidade estadual teve investimento de cerca de R$ 97 mil e foi o sétimo laboratório inaugurado nas escolas da rede estadual de ensino. O Governo do Estado já adquiriu os equipamentos e mobiliários para equipar 295 unidades escolares com o laboratório, com investimentos de R$ 67,4 milhões.
Espaço de criação é pioneiro na educação catarinense
Os laboratórios incluem equipamentos como kits de robótica, placas eletrônicas, cortadoras laser e impressoras 3D, além de ferramentas de fabricação manual para estimular a criação entre os estudantes, como furadeiras de bancada, retíficas manuais e lixadeira. As ferramentas permitem que estudantes e professores ampliem as possibilidades pedagógicas, unindo diversas áreas de ensino.
Além disso, os Espaços Maker contemplam mobiliário específico e são instalados em ambientes que estimulam a criatividade e inovação. O objetivo é que os estudantes se tornem protagonistas de suas criações, desenvolvendo atividades que se tornem projetos, protótipos e experimentos.
Sede da Coordenadoria Regional de Educação de Tubarão
A ocasião também marcou a inauguração da sede da Coordenadoria Regional de Educação de Tubarão. O diretor-presidente da fundação municipal de educação de Tubarão, Maurício da Silva, o reitor da Unisul, Mauri Heerdt, o conselheiro do Conselho Estadual de Educação, Sebastião Salésio Herdt, e o prefeito de Treze de Maio, Neném Bardini, prestigiaram a solenidade.
