Prefeito de Laguna encerra “Missão China” com cooperação entre UDESC e Universidade de Yangzhou
Foto: Divulgação/PML

Após 10 dias de atividades, a “Missão China” chega ao fim com a assinatura de um importante acordo entre a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade de Yangzhou, referência em engenharia e tecnologia. A parceria prevê intercâmbio de estudantes e pesquisadores, consolidando avanços no setor acadêmico para Laguna.

A missão, organizada a partir de um convite da multinacional Eikto, teve o objetivo de aproximar Laguna do mercado chinês e atrair investidores. Durante a viagem, o Secretário Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Rafael Fett, explicou que, embora o processo de atração de empresas seja gradual, já há um contato inicial com algumas empresas chinesas, que manifestaram interesse em parcerias comerciais, com o Governo de Santa Catarina sendo procurado.

Além das parcerias acadêmicas, a comitiva também teve reuniões com autoridades do governo chinês, incluindo o cônsul-geral do Brasil na China, Augusto Pestana. Também se destacou a reunião com o governo da cidade de Yangchang, onde foram discutidas futuras colaborações entre as duas cidades. Ambas trocaram um documento simbólico e pretendem formalizar uma “irmandade” em breve.

A última fase da missão foi focada em acordos acadêmicos, com a articulação de projetos conjuntos entre a UDESC e a Universidade de Yangzhou. A expectativa é que esses projetos tragam benefícios tanto para o município quanto para a universidade, com o desenvolvimento de iniciativas em áreas de interesse mútuo.

A missão também destacou o investimento da multinacional Eikto em Laguna, com um novo aporte de R$117 milhões para a ampliação da sua unidade. A empresa, especializada na produção de baterias de íon-lítio, ampliará sua produção para atender tanto o mercado interno quanto exportação. A ampliação está prevista para começar em junho, com a geração de novas vagas de emprego na região.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.