Osvaldo Della Giustina: O Legado de um Visionário

Foto: Reprodução/UNITV

Osvaldo Della Giustina foi um homem à frente de seu tempo. Pensando no emprego e na formação dos jovens, ousou desafiar o Conselho Estadual de Educação ainda em 1964, exigindo a autorização para a implantação de universidades fora da Ilha de Santa Catarina. Seu idealismo e determinação levaram a educação ao interior do estado, promovendo acesso e oportunidades para milhares de catarinenses.

Foi um dos fundadores da Associação Catarinense de Fundações Universitárias (Acafe) e ingressou na política, chegando a se candidatar ao Senado. Atuou como assessor do Presidente da República no Palácio do Planalto e ocupou o cargo de vice-ministro da Educação, sempre defendendo uma educação de qualidade e inclusiva.

Além de educador e gestor, Osvaldo Della Giustina foi um pensador, jornalista e escritor. Sua obra desafia o leitor a refletir sobre participação, solidariedade e a necessidade de uma mudança na postura da humanidade. Crítico da burocracia estatal, ele defendia um sistema mais eficiente e responsivo às necessidades do povo.

Foi o homem que fundou as bases da Fundação InoversaSul, originada na Unisul, que por sua vez teve início no Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes) e posteriormente na Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (Fessc). Sua visão e liderança também foram determinantes na solicitação para implantação da atual UniTVSC, em 1979, quando ainda dirigia a Fessc.

O professor Osvaldo transformou Tubarão, então uma pequena cidade, em um renomado polo educacional, de saúde e inovação. Sua influência transcendeu gerações, e no dia de seu falecimento, as redes sociais ecoaram homenagens de amigos e admiradores, que reconhecem sua grandiosidade.

Morre o homem, fica a lenda. Seu legado permanecerá vivo, inspirando novas gerações a desafiar limites e transformar realidades, assim como ele fez ao longo de sua notável trajetória.