Outubro Rosa e o Direito à Saúde

Foto: Divulgação UNITV

O Direito na TV comemora a digitalização da TV e se orgulha de estar presente nessa jornada tão importante para a TV de nossa região.

Bem vindos ao Portal UNITVSC.

E essa estreia não poderia ser em um mês tão especial, o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Ano após ano o mês de outubro vem sendo cada vez mais dedicado a chamar nossa atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. As propagandas se multiplicam; prédios, fachadas e monumentos espalhados pelas cidades passam a ser iluminados com a cor rosa.

O outubro do Programa Direito na TV não poderia ter começado diferente, tivemos a presença da Sra. Eva de Mendonça Fileti, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). A mesma falou sobre a origem do “Outubro Rosa”, que se deu  em 1986, nos Estados Unidos. O laço rosa foi introduzido pela primeira vez durante a NYC Race for the Cure, em 1991 e, desde então, se tornou o símbolo da campanha mundial.

Dona Eva, como é conhecida, passou aos telespectadores um pouco da história da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que teve sua fundação em 13 de agosto de 1980, e explicou ainda que a RFCC tem como principal objetivo a prevenção e o combate ao câncer do colo do útero e de mama.

Desde a sua fundação a RFCC vem prestando grande auxílio às mulheres tubaronenses, através de médicos ginecologistas, mastologistas, psicólogos e assistentes sociais.

Com certeza foi uma entrevista de suma importância para a população, esclarecendo e informando as pessoas dos trabalhos desenvolvidos pela Rede. Agradeço imensamente a Dona Eva por ter aceitado o convite em participar do programa, e enfatizar essa mulher tão valorosa e comprometida com o voluntariado, trabalhando na RFCC desde sua fundação.

Já na sequência das comemorações, fui convidada para participar do evento na Câmara de Vereadores de Tubarão, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, numa roda de conversa com diversas profissionais, visando principalmente conscientizar, prevenir e falar um pouco sobre a saúde da mulher. Profissionais da área da saúde e direito informaram à população o que a prefeitura fornece, e quais os mecanismos de ajuda para a prevenção e tratamento do câncer, além de levar para a roda de conversas, mulheres que já passaram pela doença.

Agradeço a vereadora Luciane Tokarski e ao presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Nilton de Campos, pelo convite para o evento.