A noite desta terça-feira (17) foi histórica para o escritor Lindomar Cardoso Tournier, que aos 102 anos, lançou seu mais novo livro, intitulado “Consanguíneos”. O evento, realizado no Museu Willy Zumblick, em Tubarão, foi prestigiado por diversas lideranças locais e membros da Academia Tubaronense de Letras (Acatul), que celebraram o notável feito do autor.
Com 20 livros publicados, Lindomar é considerado o escritor mais velho do mundo a lançar uma obra literária, um marco que impressiona e inspira a região e o país. Durante a cerimônia, colegas e admiradores do escritor destacaram a sua trajetória e a importância de sua obra para a literatura brasileira.
Confira a reportagem de Isabel Silva.
Curiosidades
- No Guinness Boock conta que Jim Downing, cidadão americano do Colorado, teve o livro “O Preço da Infâmia” aprovado para publicação quando contava 102 anos e 176 dias. Mas isso não quer dizer que escreveu com esta idade. Pode ter escrito antes.
- O padre José Fernandes (português) com 102 anos e 90 dias, escreveu um livro com esta idade. Hoje está recluso em um mosteiro em Portugal.
- Um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2024, na categoria “Escritor Estreante” de poesias “A jovem Margarida e as proezas do amor”, originalmente manuscrito em 1947 e publicado só em 2023. O seu nome é Arnaldo Júlio Barbosa e ele chegou em Brasília como pedreiro e ajudou a construir a nova capital. Mas vejam, o livro dele foi escrito em 1947 e não com mais de 102 anos.
Seu Lindomar da farmácia, escreveu agora com 102 anos e 158 dias, realmente escreveu a próprio punho, o seu vigésimo livro e está escrevendo mais um para lançar no dia 27 de maio de 2025 quando, no aniversário da cidade, completará 103 anos.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.