Pré-temporada da Operação Estação Verão registra mais de 300 salvamentos em SC
Foto: Soldado BM Keller-CCS/CBMSC

A pré-temporada da Operação Estação Verão, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e demais forças de segurança, foi concluída com 327 salvamentos por afogamento realizados entre os dias 2 de novembro e 15 de dezembro de 2024. O número, considerado dentro do esperado para o período, supera os 267 salvamentos registrados em 2023 e reforça a importância do trabalho preventivo realizado pelos guarda-vidas antes da alta temporada.

Durante o período, as equipes também registraram 996.181 ações de prevenção e formaram 2.025 crianças por meio do Programa Golfinho, iniciativa que promove educação aquática e conscientização sobre segurança no mar.

A alta temporada, que teve início nesta segunda-feira (16), se estende até 9 de março de 2025, com a pós-temporada prevista até 21 de abril. Para garantir a segurança no litoral catarinense, o CBMSC mobilizou um efetivo de quase 2 mil guarda-vidas distribuídos em 33 municípios, cobrindo 156 praias e balneários ao longo de 560 quilômetros de costa.

Diariamente, cerca de 470 bombeiros atuarão nas praias, com o reforço de 96 profissionais vindos do interior do estado. A operação contará ainda com duas ambulâncias de Auto-Socorro de Urgência (ASU) alocadas estrategicamente nas praias dos Ingleses, em Florianópolis, e em Balneário Camboriú.

Operação conjunta garante segurança e infraestrutura

A Operação Estação Verão integra 14 órgãos estaduais, incluindo Polícia Militar (PMSC), Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Militar Rodoviária, SAMU, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Turismo (SETUR) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre outros. A ação conjunta busca proporcionar uma temporada segura e organizada tanto para os catarinenses quanto para os turistas que visitam o estado.

Inclusão e educação são destaques

Além das ações nas praias, o CBMSC também promove a inclusão e a educação preventiva. O Programa Golfinho, levado às escolas e ao interior do estado, tem sido um importante instrumento para conscientizar crianças sobre a segurança no mar e em áreas de lazer aquático.

Outra iniciativa de destaque é a disponibilização de cadeiras anfíbias nas praias mais movimentadas, facilitando o acesso ao mar com segurança para pessoas com deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida.

Tecnologia a serviço da prevenção

Para facilitar o acesso às informações sobre as condições do mar, o CBMSC disponibiliza o aplicativo CBMSC Cidadão, gratuito para Android e iOS. A ferramenta informa em tempo real a sinalização das bandeiras.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.