Gaeco realiza operação em Capivari de Baixo e em outros municípios da região
Foto: Divugação/GAECO

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a Operação “Control C” em diversas cidades catarinenses, incluindo Capivari de Baixo, São Ludgero e Pescaria Brava. A operação visa apurar possíveis fraudes nos contratos de licenciamento de software para gestão da saúde pública, com mandados de busca e apreensão sendo cumpridos em 17 municípios. Abaixo, confira os pronunciamentos das prefeituras que já se manifestaram sobre a operação:

Capivari de Baixo

A Prefeitura de Capivari de Baixo emitiu uma nota oficial esclarecendo que foi alvo da operação do Gaeco, que cumpriu mandados de busca e apreensão relacionados a contratos firmados entre a administração municipal e empresas fornecedoras de serviços e materiais nos anos de 2021 e 2023. A prefeitura afirmou que está colaborando integralmente com as autoridades, fornecendo documentos e informações necessários à investigação. A administração reforçou seu compromisso com a transparência e destacou que continua à disposição para fornecer qualquer esclarecimento adicional sobre o caso.

São Ludgero

Em São Ludgero, a operação do Gaeco está relacionada a processos de licitação realizados no ano de 2018. A Prefeitura Municipal, por meio de nota oficial, destacou que a atual gestão não tem envolvimento com os fatos investigados. A administração municipal afirmou estar colaborando integralmente com as autoridades, mas ressaltou que, desde o início de 2025, adotou medidas para aprimorar os processos licitatórios, como a implantação de um novo decreto de licitação que garante maior transparência, incluindo pregões e licitações 100% online. A prefeitura reafirmou seu compromisso com a ética e com o desenvolvimento do município.

Pescaria Brava

A Prefeitura de Pescaria Brava também emitiu um comunicado oficial sobre a operação do Gaeco, esclarecendo que a investigação está focada em contratos de licenciamento de software para a gestão da saúde firmados entre 2020 e 2024. A administração municipal afirmou que está colaborando integralmente com as autoridades, garantindo o acesso a todos os documentos necessários para a apuração. A prefeitura enfatizou que segue com total compromisso com a transparência e com a correta aplicação dos recursos públicos, reiterando que se mantém à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais sobre o caso.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.