Operação do Gaeco ataca organização criminosa em Tubarão
Foto: Divulgação (Gaeco)

Na manhã desta terça-feira (22), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a Operação Sodalitas Finis, uma ação de grande envergadura com o objetivo principal de desarticular uma das maiores organizações criminosas em atividade no Estado de Santa Catarina.

Um total de 74 mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e 97 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diferentes cidades do Estado. Esses mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Xaxim, acatando a solicitação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que conduz as investigações.

Foto: Divulgação (Gaeco)

Segundo informações do Ministério Público de Santa Catarina, a ação da operação abrange diversas localidades, incluindo a cidade de Tubarão.

As cidades onde os mandados de busca e apreensão e prisão estão sendo cumpridos incluem Xaxim, Chapecó, Xanxerê, Águas de Chapecó, Campos Novos, Catanduvas, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Joaçaba, Caçador, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Lages, Ponte Alta, Penha, Tubarão, além das localidades de Venancio Aires e Lajeado, no estado do Rio Grande do Sul.

O nome “Sodalitas Finis”, ou o fim do grupo em tradução livre, foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa na cidade de Xaxim e região próxima, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros.

A Operação Sodalitas Finis é mais um passo determinado das autoridades para combater a criminalidade e preservar a segurança e ordem pública na região.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC