Pix automático começa a funcionar hoje (16)
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Começa a valer nesta segunda-feira (16) a nova modalidade do Pix: o Pix automático. A ferramenta permite que clientes de bancos e instituições financeiras autorizem, de forma simples e rápida, pagamentos recorrentes, como contas de luz, água, telefone, mensalidades escolares, academias e serviços de streaming. A proposta é substituir o modelo atual de débito automático e o uso de boletos, oferecendo mais comodidade tanto para consumidores quanto para empresas.

A funcionalidade já estava disponível desde o fim de maio para os clientes do Banco do Brasil, mas agora será oferecida pela maioria dos bancos do país. A principal vantagem é a autorização única por parte do cliente: uma vez aprovado, o valor será debitado automaticamente da conta nas datas definidas com o prestador do serviço, sem a necessidade de novas confirmações.

Segundo o Banco Central, a expectativa é beneficiar milhões de brasileiros que não têm cartão de crédito, permitindo que façam pagamentos automáticos de forma mais simples. Para os empreendedores, especialmente micro e pequenos negócios, o Pix automático facilita a adesão ao modelo de cobrança, já que dispensa convênios com várias instituições. Basta que a empresa peça acesso ao serviço no banco em que tem conta.

Diferente do Pix agendado recorrente, que é voltado para transferências periódicas entre pessoas físicas, o Pix automático se destina exclusivamente a cobranças feitas por empresas ou prestadores de serviço. Com isso, pagamentos como mesadas ou salários de trabalhadores domésticos continuam sendo feitos pela função anterior.

A nova ferramenta também promete mais segurança. Para evitar fraudes, o Banco Central criou regras rígidas para adesão das empresas. Apenas negócios com mais de seis meses de existência poderão usar o Pix automático, e os bancos devem verificar dados cadastrais, a compatibilidade entre a atividade da empresa e os serviços oferecidos, além do histórico de relacionamento com a instituição financeira.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.