Santa Catarina reduz taxa de desemprego e tem a terceira menor desocupação no Brasil
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O estado de Santa Catarina teve queda na taxa de desemprego nos últimos três meses, de acordo com um novo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desocupação passou de 3,8% para 3,5%, a terceira menor do país atrás apenas de Rondônia (2,4%) e Mato Grosso (3%). 

Além da redução na taxa de desemprego, Santa Catarina é líder em nível de ocupação (64,9%) e de empregados com carteira assinada (88,1%). Em relação ao trimestre anterior, houve uma queda de 7,7% da população desocupada.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) destaca que houve crescimento da população ocupada em 6 das 10 atividades econômicas no estado no segundo trimestre deste ano. O grupo “outros serviços”(12,2%) teve o maior crescimento percentual de pessoas ocupadas no segundo trimestre. Outros setores que avançaram foram os de transportes, administração e comércio. Santa Catarina tem 26 mil empregados com carteira assinada a mais no trimestre e um dos motivos é a economia forte e diversificada. 

Santa Catarina também conta com menos trabalhadores na informalidade

Neste segundo trimestre, o número de trabalhadores na informalidade no estado totalizou 1 milhão e 49 mil pessoas, sendo esta a menor taxa do país. Os trabalhadores domésticos sem carteira (-2,7%) tiveram redução frente ao primeiro trimestre deste ano, com três mil pessoas a menos.

O percentual de pessoas desalentadas, que são pessoas que não realizam busca efetiva por trabalho, mas gostariam de ter um trabalho e estavam disponíveis para trabalhar, é de 0,4%. É o menor percentual em todo o Brasil.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC