Governo federal proíbe uso de celulares em salas de aula do país
Banco de imagens

O governo federal sancionou, nesta segunda-feira (13), a lei que proíbe o uso de celulares e aparelhos eletrônicos em salas de aula de escolas públicas e privadas em todo o Brasil. A medida permite abordagens para atividades pedagógicas autorizadas por professores.

A legislação estabelece condições específicas para que o uso dos aparelhos seja permitida: para garantir acessibilidade e inclusão, atender às condições de saúde dos estudantes e assegurar os direitos fundamentais. Essas abordagens valem tanto dentro quanto fora das salas de aula.

O Ministério da Educação terá 30 dias para regulamentos a lei por meio de decreto. Segundo o ministro Camilo Santana, serão desenvolvidos guias e cursos para orientar as redes de educação e promover o engajamento das famílias na implementação da medida.

Apoio legislativo

O projeto recebeu aprovação quase unânime no Congresso Nacional. A deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) e o deputado Renan Ferreirinha (PSD-RJ), relator do projeto na Câmara, estiveram presentes na cerimônia de sanção no Palácio do Planalto.

Objetivo da medida

Durante a cerimônia de abertura, o ministro da Educação enfatizou que o propósito da lei não é “proibir”, mas “proteger” as crianças brasileiras. A medida visa disciplinar o uso de dispositivos eletrônicos, permitindo sua utilização apenas quando integrados ao planejamento pedagógico.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.