Governo federal proíbe pesca artesanal de tainha a partir da noite desta terça-feira (4)
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM/GovSC

A pesca artesanal de emalhe anilhado da tainha encerra no final desta terça-feira (4), após ser atingida a cota coletiva da modalidade, de 586 toneladas, para esta safra. Conforme o Ministério da Pesca e Aquicultura, a medida é necessária para garantir a sustentabilidade da atividade e o equilíbrio da espécie. Já a pesca industrial continua liberada até 31 de julho, ou até atingir a cota estabelecida de 480 toneladas.

De acordo com o comunicado emitido pelo ministério, as embarcações autorizadas que estão em período de pesca no mar podem efetuar o último desembarque de tainha até as 22h50min desta terça-feira (4), quando termina o prazo de 24 horas após a publicação do documento.

Outras modalidades de pesca que não são controladas pelo sistema de gestão de cotas, como a pesca de arrasto de praia, feita com barcos sem motor e com redes recolhidas nas orlas, permanecem sem limitações de volume de captura.

Segundo o painel de monitoramento da pesca de tainha, a modalidade de emalhe anilhado, conhecida como pesca artesanal, foi responsável pela captura de 645 toneladas do pescado até a tarde desta terça-feira (4). Produtores diretos respondem por outras 650 toneladas.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.