A prefeitura de Capivari de Baixo determinou que o uso de fogos de artifício, buzinas e outros dispositivos que causem ruídos intensos na cidade estará proibido. Sancionada nesta semana pela prefeita Márcia Roberg Cargnin, a lei garante uma fiscalização rígida e multas em casos de infração.
A restrição se aplica a todo o território do município, abrangendo tanto espaços públicos quanto privados, e inclui áreas abertas e fechadas. A medida visa combater o incômodo causado pelos estampidos, promovendo um ambiente mais tranquilo para a população, especialmente para aqueles sensíveis ao barulho, como idosos e crianças.
A nova lei proíbe o uso de fogos que fazem barulho, como estampidos e estouros. No entanto, ela faz uma exceção para os chamados “fogos de vista”, que são aqueles que apenas geram efeitos visuais, como cores e formas no céu, sem produzir barulho. Além disso, fogos que fazem pouco barulho, de baixa intensidade, também ficam permitidos.
O projeto de lei foi proposto pelos vereadores Eraldo dos Santos e Beatriz Alves, e agora, com a sanção da prefeita, entra em vigor em todo o município.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.