Tubarão não participará dos Joguinhos Abertos e da Olesc neste ano
Foto: Divulgação PMT

Tubarão não irá disputar neste ano os Joguinhos Abertos de Santa Catarina e as Olimpíadas Estudantis Catarinense (Olesc), competições oficiais da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). O motivo da desistência da Fundação Municipal de Esporte (FME) é a dificuldade de logística quanto aos deslocamentos das cerca de 400 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, que estariam envolvidas nos dois eventos.

A decisão da FME em não disputar as duas competições foi consolidada após uma reunião com os técnicos dos atletas e as equipes no fim do último mês.

As diversas datas das competições em diferentes locais de disputa e, ainda, o fato de a delegação precisar ficar hospedada em hotéis, e não alojada em escolas, como sempre ocorreu, também pesaram na decisão. Outro problema apontado foi o deslocamento de todo o pessoal entre cidades distantes uma das outras em um intervalo de tempo aperto

“O custo dessa hospedagem nos hotéis ficaria por conta da Fesporte, mas, por outro lado, teríamos enormes dificuldades na logística e na alimentação. Quando ficamos alojados em uma escola, podemos montar toda a estrutura de cozinha e de pessoal de apoio, o que não seria possível nessa Olesc e nos Joguinhos. Toda alimentação das 400 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, teria de ser nos hotéis ou nos restaurantes a um custo bastante elevado”, explica o vice-presidente da FME André Luiz.

Confirmação inesperada

A confirmação da Olesc e dos Joguinhos Abertos para o segundo semestre se deu após dois momentos inesperados. Primeiro, no mês de agosto, Rio do Sul, Videira e Curitibanos anunciaram a desistência de sediar as duas competições. No início de setembro, sob a alegação de problemas ainda por conta da pandemia de covid-19, a própria Fesporte decidiu cancelar todas as competições exceto os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Alguns dias depois, a entidade voltou atrás e manteve a realização dos Joguinhos Abertos e da Olesc, mas com sedes fracionadas por município.

Mesmo abrindo mão de disputar dos dois eventos da Fesporte, as equipes e os atletas da FME continuam a participar de várias competições de outras entidades ou federações. No último fim de semana, por exemplo, dois atletas da Associação Impacto/FME disputaram uma seletiva em Florianópolis e garantiram vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) que acontecerão no Rio de Janeiro entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro.