Diante das filas e reclamações registradas ao longo da semana por causa das mudanças no trânsito de Tubarão adotadas em função da inauguração da ponte Prefeito Paulo Osny May, a prefeitura decidiu fazer novas alterações para resolver o problema. Em reunião na tarde desta sexta-feira (1º), ficou definido que o binário de pontes no acesso Norte será invertido (Confira os detalhes abaixo).
Assim, a entrada para Tubarão passa a ser pela ponte Prefeito Paulo Osny May e a saída da cidade a BR-101 ou para Capivari de Baixo será pela ponte Orlando Francalacci. Os ajustes na sinalização serão iniciados na tarde deste sábado (2), com as mudanças no trânsito de fato ocorrendo até domingo (3) dependendo das condições climáticas.
Após defender que as alterações que entraram em vigor no último sábado (25) eram resultado de um estudo de tráfego, agora, a prefeitura tem dito que os últimos cinco dias foram um período de testes. Já na segunda-feira (27), primeiro dia útil após a inauguração na nova ponte, filas foram registradas no acesso Norte. Durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira (29), a administração municipal disse que acompanhava a situação e anunciou que, se houvesse necessidade, novas mudanças seriam adotadas. O que de fato aconteceu.
A decisão de alterar o binário no trânsito do acesso Norte foi tomada em consenso pelos gestores com base nas observações e constatações feitas durante a semana na região, com suporte da CCR Via Costeira, concessionária da BR-101, da Guarda Municipal e Polícia Militar.
Mesmo com o ajuste no tempo livre de passagem de veículos no semáforo de cruzamento das avenidas Tancredo Neves e Expedicionário José Pedro Coelho e um possível fechamento na última alça de acesso da BR-101, houve o entendimento que o gargalo no trânsito na saída da cidade não seria amenizado, prevalecendo então a inversão no sentido do trânsito nas pontes.
“Nesses cinco dias avaliamos diuturnamente o comportamento do trânsito, realizando contagens e medições de quantidade de veículos, analisando tempo de espera em cruzamentos ou semáforos e verificando os locais mais impactados com a abertura da nova ponte. Tudo isso foi considerado no momento de decidir por essa mudança”, disse o gerente de Trânsito Dionísio de Quadros.
Para o prefeito Joares Ponticelli (PP), a mudança representa a retomada do plano inicial do trânsito planejado antes mesmo da inauguração da ponte Prefeito Paulo Osny May, mas isso não quer dizer que tenha ocorrido equívoco no planejamento.
“Estamos retomando o plano A, que não foi possível inicialmente porque havia um impacto na BR-101 e que foi rejeitado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regulamenta uma série de questões nas rodovias federais. Passamos por alguns dias de experiências que também foram realizadas quando da abertura da avenida Padre Geraldo Spettmann e ano depois na implantação do sentido único da avenida Patrício Lima. São ajustes necessários quando se encerra um ciclo que estava em funcionamento há décadas”, justificou Joares.
Veja o que muda
Saída de Tubarão para a BR-101 ou para Capivari de Baixo
Sentido único com quatro pistas pela ponte Orlando Francalacci até as proximidades com o elevado da rodovia federal. Nessa última parte, a saída será nas duas pistas do centro e direita. As pistas da esquerda serão destinadas ao tráfego para uma das entradas da cidade via rua Antônio Hülse.
Entrada para Tubarão
Sentido único pela ponte Prefeito Paulo Osny May com as seguintes opções de acesso:
- direto pela Rua Padre Nóbrega;
- entrando pela avenida Tancredo Neves na pista da direita, depois virando à direita na rua Antônio Hülse e depois à esquerda na rua Padre Nóbrega;
- direto pela rua Paulo Jacob May e em seguida entrando na rua Padre Nóbrega.
A Rua Padre Nóbrega terá sentido duplo no curto trecho entre a rua Aldo Hülse e a marginal da BR-101. Isso permite que motoristas vindos da avenida Tancredo Neves ou da rua Antônio Hülse possam fazer o retorno para a BR-101.
Entrada para Tubarão para quem vem de Capivari de Baixo
Fazendo o tradicional contorno passando pela avenida Getúlio Vargas e rua Jorge Silvestre até chegar no semáforo da avenida Expedicionário José Pedro Coelho. Depois, seguindo pela Expedicionário até rua Padre Nóbrega, onde vira à esquerda para a ponte Prefeito Paulo Osny May ou seguindo em frente pela Expedicionário.