O primeiro dia útil com as mudanças no trânsito de Tubarão após a inauguração da ponte Prefeito Paulo Osny May foram de filas e reclamações. Os transtornos foram registrados logo pela manhã e se repetiram no final da tarde desta segunda-feira (27), nos horários de pico.
A nova travessia sobre o Rio Tubarão foi inaugura no último sábado (25). Com a abertura para o tráfego de veículos, passou a vigorar um binário na região do Acesso Norte. A avenida Tancredo Neves, Ponte Orlando Francalacci (do quartel) e rua Professora Eugênia dos Reis Perito passaram a ter sentido único para entrada na cidade. Enquanto a rua Uruguai, ponte Prefeito Paulo Osny May e rua Padre Nóbrega são de saída em direção à BR-101.
De acordo com o gerente de trânsito de Tubarão, Dionísio de Quadros, os transtornos neste primeiro momento eram esperados. “A gente sabe que toda alteração sempre acaba gerando um certo transtorno. Sempre vai ter pessoas que não estão ainda acostumadas com o trajeto e acabam gerando um certo desconforto para fazer esse trajeto”, explica.
Prefeitura emite comunicado
Diante das reclamações, a Prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio, emitiu um comunicado para esclarecer algumas questões sobre as alterações no trânsito.
No texto, assinado pelo secretário Evandro de Almeida, o município afirma que a construção da nova ponte e as mudanças adotadas no entorno tiveram como base “um estudo de tráfego, com informações referentes ao fluxo e ao quantitativo de veículos que circulam pelo local”.
Conforme o comunicado, os novos sentidos vão passar por um período de avaliação durante as próximas duas semanas e serão verificadas as possíveis inconsistências e melhorias. A secretaria não descarta a adoção de novas mudanças na região, caso necessário.
“Solicitamos aos usuários das citadas vias que neste período de testes utilizem o melhor roteiro para a locomoção, auxiliando assim nossos técnicos a traçarem um perfil do comportamento do trânsito. A Guarda Municipal de Tubarão está à disposição para orientações e informações em diversos pontos das vias”, diz a nota.
A prefeitura afirma ainda que pretende insistir junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a construção de alças de acesso nas marginais da BR-101. O projeto chegou a ser apresentado ao órgão, mas não foi autorizada a intervenção na rodovia federal.