O Plano de Mobilidade Urbana de Tubarão começa a sair do papel nesta segunda-feira (7), quando haverá uma audiência pública, no teatro da Arena Multiuso para apresentação do planejamento de elaboração do estudo. O evento começa às 9h.
O encontro é aberto a todos os cidadãos que queiram participar e diversas autoridades do município serão convidadas a prestigiar a apresentação. O plano definirá os melhores cenários para a circulação de veículos, pedestres, ciclistas e cadeirantes diante da infraestrutura disponível.
A apresentação da elaboração do plano será conduzida pelo engenheiro Ricardo Mendanha Ladeira, coordenador técnico da empresa Tecnotran Engenheiros Consultores, de Belo Horizonte, vencedora do processo de licitação.
Por conceito, o Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), responsável por orientar e coordenar os esforços, ações e investimentos dos municípios para alcançar melhorias no sistema de mobilidade como um todo, incluindo transporte de passageiros e cargas, vias de circulação, calçadas, ciclovias e uso do solo.
A mobilidade urbana é um dos principais desafios do Poder Público de Tubarão, já que hoje o município conta com, segundo o Detran/SC, uma frota de 97.819 veículos que têm a circulação dificultada pela BR-101, pelo Rio Tubarão e por uma ferrovia.