Consumidores devem ficar atentos para não cair em golpe das máquinas de cartão
Foto: Divulgação

Após uma consumidora registrar uma reclamação em relação ao ser vítima de um golpe em uma compra que era para ser de R$ 100,00 e foi processada em R$ 4.100,00, o Procon de Tubarão faz um alerta aos consumidores sobre o golpe do display falso aplicado em máquinas de cartão.

O golpista utiliza um mini display idêntico ao da máquina de cartão, colocando sobre o valor original, de modo a ocultar a transação. Outra forma se dá quando o golpista coloca um adesivo especial que não deixa a pessoa perceber que aquilo não é um display de verdade. Com isso, o golpista consegue programar a máquina para realizar uma transação de qualquer valor. Na hora que o consumidor digita a senha aparece um valor, mas quando o consumidor verifica através do aplicativo do banco, o valor da transação é bem maior.

Nestes casos, o golpista informa que não aceita o pagamento em dinheiro em espécie, somente em cartão de crédito ou débito. Quando o consumidor solicita o comprovante de pagamento, o golpista alega que a máquina está sem papel, ou algo do gênero, mas obviamente nunca haverá comprovante.

Como prevenir:

  • Verificar se não há adulteração na máquina de cartão;
  • Não digitar a senha caso não consiga visualizar o valor da transação da máquina;
  • Verificar se não há rachadura, sujeira ou qualquer outro problema que corrompa a visualização do valor que está na máquina de cartão de débito ou crédito;
  • Ter sempre um serviço de alerta de compras no cartão por mensagem SMS – isso lhe permitirá descobrir o golpe no momento da compra, o que facilita contestar a transação junto ao banco/administrador do cartão e, assim, evitar que o valor vá parar nas mãos do criminoso;
  • Caso a máquina apresente algum erro durante a transação, verifique no celular se ela realmente não foi aprovada antes de digitar a senha novamente.

Caso seja vítima do golpe, a orientação é comunicar imediatamente ao banco e realizar a contestação do valor, de modo que a compra não seja processada. Posteriormente, deve-se procurar uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência e comparecer ao Procon.

  • Telefone para dúvidas: (48) 3621-9818.
  • E-mail: procon@tubarao.sc.gov.br.
  • Facilita Tubarão: Rua Teresa Cristina, 236, em Oficinas – de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.