Ao longo do mês de setembro, foram feitas inúmeras ações sobre prevenção ao suicídio. Mas a vereadora tubaronense Rita de Cássia (PSD) não quer restringir o assunto a apenas 30 dias. Na última segunda-feira (27), ela apresentou na Câmara de Vereadores um projeto de lei para incluir medidas de conscientização e prevenção ao suicídio nas escolas públicas de Tubarão.
“O projeto incentiva e organiza palestras educativas para professores, pais e principalmente os alunos. O objetivo é orientar, informar e preparar eles para detectar algum sintoma de ansiedade ou depressão”, explica a parlamentar.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Brasil registra cerca de 30 suicídios todos os dias, somando 12 mil por ano. Em Tubarão, durante a pandemia de covid-19, foi criada uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, para oferecer suporte às crianças e adolescentes.
“A partir dos sintomas verificados pela escola, a equipe é chamada. Se for confirmado os sintomas, o adolescente é encaminhado para o setor de saúde mental da prefeitura. Durante a pandemia já se percebia que essas questões de ansiedade e depressão poderiam surgir, mas para a nossa surpresa, elas mais do que surgiram, elas dobraram”, diz o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, Maurício da Silva.
O projeto de lei agora vai passar pelas comissões da Câmara de Vereadores e depois retorna para a votação no plenário.
