Funcionários da Plural, responsável anterior pelo serviço de coleta de lixo em Tubarão, relataram atraso de pagamento e falta de quitação das verbas rescisórias por parte da empresa. Segundo familiares, apenas oito dos 36 trabalhadores receberam os valores devidos.
De acordo com Cristina, esposa de um dos funcionários, a maioria dos trabalhadores ainda aguarda o pagamento dos salários atrasados e da rescisão contratual.
“De 36 funcionários, oito receberam pagamento. O restante não recebeu e está esperando a rescisão. A empresa não quer pagar enquanto a Prefeitura não liberar o dinheiro que está segurando”, afirma.
Trabalhadores cobram solução em Imbituba
Ainda segundo os relatos, parte dos funcionários esteve em Imbituba para cobrar esclarecimentos da empresa. Vídeos encaminhados à reportagem mostram movimentação no local e presença policial durante a manifestação.
Os trabalhadores pedem a regularização imediata do atraso de pagamento da Plural para conseguir arcar com despesas básicas. Cristina relata que a situação tem afetado diversas famílias.
“Aqui em casa vamos ser despejados porque não foi recebido o restante que devem. Tem família passando fome, com luz e água cortadas”, diz.
Alguns funcionários já acionaram a Justiça, mas afirmam que o processo pode levar de três a quatro meses.
Prefeitura suspende pagamentos por irregularidades
Em nota oficial divulgada no domingo (9), a Prefeitura de Tubarão informou que notificou extrajudicialmente a empresa responsável pelo Contrato nº 61/2025, relacionado ao serviço de coleta de lixo.
Segundo o município, foram constatadas irregularidades fiscais, trabalhistas e previdenciárias, além de pendências na comprovação de regularidade fiscal e no cumprimento de obrigações trabalhistas.
Diante disso, a Prefeitura determinou a suspensão de qualquer pagamento até que a empresa apresente a documentação exigida em contrato e comprove a quitação das obrigações com os trabalhadores.
A Administração Municipal ressaltou que não possui vínculo empregatício com os funcionários da empresa contratada, sendo as responsabilidades trabalhistas exclusivas da Plural. Ainda assim, afirmou que não será conivente com desrespeito aos direitos dos trabalhadores nem com o descumprimento contratual.
O não atendimento à notificação pode resultar em medidas administrativas e sanções previstas na legislação.
A equipe da UNITV entrou em contato com a empresa Plural para obter um posicionamento sobre as denúncias, mas até o momento não recebeu resposta. O espaço permanece aberto para manifestação.






