O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sinalizou a possibilidade de construção da Ponte do Pontal em 2025. A estrutura, que seria erguida sobre o canal da Barra, em Laguna, substituiria a balsa que atualmente opera no local. O anúncio foi mencionado durante a passagem do governador pela região da Amurel na semana passada, destacada pela rádio Jovem Pan.
Projeto Ponte do Pontal
O projeto da Ponte do Pontal, originalmente lançado pelo ex-governador Carlos Moisés em 2022, prevê uma ponte estaiada com 764 metros de extensão, altura de 65 metros (da linha d’água ao topo dos mastros), quatro faixas de rolamento, ciclovia e passeio para pedestres. O custo estimado da obra é de R$ 346,6 milhões.
Apesar disso, a atual gestão optou, inicialmente, por priorizar a pavimentação da rodovia Aggeu Medeiros, que liga Tubarão a Laguna e tem previsão de término para o próximo ano.
A balsa e seus transtornos
A travessia de balsa no canal da Barra, em Laguna, é uma solução provisória que se arrasta desde 1950, trazendo muitos transtornos aos moradores e turistas. Lenta, limitada e frequentemente sujeita a interrupções por condições climáticas ou manutenção, a balsa é vista como um atraso na mobilidade da região. Além disso, a longa espera em filas e a falta de infraestrutura adequada comprometem o fluxo diário e dificultam o desenvolvimento econômico e turístico do Farol de Santa Marta. A substituição pela Ponte do Pontal é uma demanda antiga e muito aguardada pela população.
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