HNSC conclui mais uma fase de reforma e ampliação da UTI Neonatal e Pediátrica
Foto: Assessoria HNSC

Projeto irá beneficiar mais de 5,8 mil pequenos pacientes e 360 famílias da região e, indiretamente, mais de 190 mil crianças, provenientes dos 45 municípios da região sul do Estado, que nos últimos anos perdeu mais de 500 leitos

Referência em maternidade e gestação de alto risco, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, localizado em Tubarão/SC, conclui mais uma fase do projeto “Nas Mãos de Quem Ama”, aprovado através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município. A iniciativa beneficiará, diretamente, mais de 5,8 mil pequenos pacientes e mais de 379 famílias anualmente; e, indiretamente, mais de 190 mil crianças, provenientes dos 45 municípios da região sul do Estado.

Essa reforma é essencial para o estado que, nos últimos anos, perdeu mais de 500 leitos pediátricos. Outro ponto a destacar é que, no início desse ano, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, as UTIs tiveram a ocupação em 100%, após alta de casos de doenças respiratórias. “A ideia é ampliar a capacidade de atendimento aos pequenos pacientes e garantir um ambiente seguro e acolhedor para a criança hospitalizada e favorável ao desenvolvimento das práticas assistenciais de cuidado humanizado do hospital, beneficiando, mais de 360 famílias todos os anos”, explica Fabio Tadeo Teixeira, Diretor Executivo do HNSC.

O HNSC possui atualmente 12 leitos, e ao final da execução de todas as etapas do projeto contará com 20 leitos, sendo 15 neonatais e 5 pediátricos. De acordo com a coordenadora da UTI Neonatal, Dra. Karla Dal Bó, o hospital também recebe pacientes de outras regiões do Estado, por isso a importância de constantes processos de melhorias. “A internação em UTI é sempre um momento delicado, ainda mais para crianças, podendo gerar consequências emocionais ao longo do seu crescimento. Percebemos que os pais também recebem a notícia com um misto de angústia e medo, especialmente quando precisam esperar por uma vaga. Por isso, é essencial termos leitos sempre à disposição, com um ambiente moderno e humanizado, reduzindo o sofrimento desse período para toda a família”, explica a pediatra.

Reforma em 4 fases

Em função da complexidade do serviço oferecido pela UTI Neonatal e Pediátrica do HNSC, o projeto está sendo realizado em 4 etapas, assegurando a não interrupção dos atendimentos e, sobretudo, a qualidade e segurança dos neonatos, crianças e adolescentes durante o tratamento. Cabe destacar que, por meio dele, está prevista a ampliação de 12 para 20 leitos após a conclusão de todas as fases.

Com o apoio de 59 doadores, empresas e pessoas físicas, que destinaram mais de 2,6 milhões de reais para o projeto “Nas Mãos de Quem Ama – Fase 2”, o HNSC conseguiu viabilizar a reforma e adequação da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, contemplando 272,22 m² de área voltadas aos seguintes ambientes: salas de espera, de coordenação e de atendimento; depósito de equipamentos; salão da UTI pediátrica com capacidade para 5 leitos; e banheiro de acompanhantes.

A Fase 3, avaliada em mais de R$ 3,5 milhões de reais, prevê a reforma e adequação da área de circulação geral e acessos, totalizando 202,04 m². Aprovado pelo CMDCA, esta fase do projeto já está apta para receber doações incentivadas. A Fase 4 é a última etapa do projeto e contempla a readequação e ampliação dos leitos intensivos neonatais, totalizando uma área de 357,62 m², e deverá se encerrar em 2027.

Como apoiar

Além do apoio das Empresas, o projeto também pode receber aportes de Pessoas Físicas (PF).

Com a abertura do prazo de declaração do Imposto de Renda em 2024, entre 1º de março e 30 de maio, as pessoas físicas que declaram na forma “Completa” podem destinar até 3% do Imposto de Renda devido ou a restituir para ajudar na concretização deste projeto,  beneficiando crianças e adolescentes de toda região sul do Estado de SC.

A 3ª etapa do projeto está orçada em R$ 3.542.602,75 e o prazo para captação de recursos é até 2025.

Passo a passo:

1.            Preencha  todos os dados da (DIRPF)

2.            Clique em “Resumo de Declaração”

3.            Clique em “Doações Diretamente na Declaração – ECA”

4.            Clique em “Novo”

5.            Em “Tipo de Fundo”, escolha a opção “Municipal”

6.            Aparecerá o valor que você tem disponível para destinação

7.            Escolha a UF “SC” , a cidade de “Tubarão” e defina o valor

8.            Verifique se os dados estão de acordo com sua escolha

9.            Abra a aba “Imprimir” e escolha “DARF Doações Diretamente na Declaração – ECA”.

10.          Efetue o pagamento do “DARF” no vencimento indicado  no documento e envie uma cópia do comprovante para doacao@redesc.org.br, ou Whatsapp: (48) 99626-8703.

DADOS PARA DOAÇÃO (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)

Banco do Brasil

Agência: 0201-1 / Conta: 53.036-0

CNPJ: 19.008.079/0001-25

Enviar comprovante para os e-mails: conselhos@tubarao.sc.gov.br; doacao@redesc.org.br

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC