Começa neste domingo (1º), em todo o litoral catarinense, mais uma temporada de pesca da tainha. Ela vai estar liberada para quem utiliza o método tradicional de cercos de praias, com canoas a remo e redes de arrasto de praia, conhecida como pesca artesanal.
A Secretaria de Pesca de Laguna reforça que os pescadores devem respeitar as seguintes dimensões de malha da rede: igual ou superior a 40 milímetros, comprimento máximo: 1.600 metros, altura máxima: 30 metros.
Após a publicação de uma portaria em março, a pesca de arrasto de praia está autorizada a acontecer durante o ano todo, com uso de embarcação de pesca com comprimento máximo de 12 metros, a remo ou motorizada. Deve ser respeitado o limite de uma milha da beira da praia, ou seja, cerca de 1,6 quilômetro da costa.
Pesca com embarcação motorizada
A partir de 15 de maio, a autorização chega para os pescadores que usam rede de emalhe costeira de superfície, com embarcação motorizadas para até dez toneladas de carga, sem convés, fora de limite de uma milha da costa.
Para a modalidade de cerco, feita por barcos maiores que dependem de autorização individual das embarcações, a temporada começa em 1º de junho.