Um trabalho de valorização e reconhecimento da pesca artesanal com o auxílio dos botos em Laguna é um dos finalistas do 34º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O projeto “pescacombotos.art.br – Rede de Ações e interconexões” é conduzido pelo pesquisador Wellington Linhares Martins e busca resgatar e valorizar a atividade.

O concurso, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), premia iniciativas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público devido sua originalidade, vulto ou caráter exemplar.

Foram 124 trabalhos selecionados para a etapa nacional. Os vencedores serão anunciados no dia 17 de dezembro. São dez prêmios de R$ 20 mil e duas menções honrosas.

Em entrevista ao programa Primeira Hora, Wellington Linhares Martins falou sobre o projeto que realiza na região, a busca pelo reconhecimento da pesca artesanal com auxilio dos botos como patrimônio imaterial nacional. Confira no vídeo acima.