O projeto “Metaverso de Garibaldi”, busca contar a história de Giuseppe e Anita Garibaldi por meio de um mundo virtual, que replica a realidade por meio de dispositivos digitais. O conteúdo foi desenvolvido pelo jornalista Júlio Cancellier.
Para entrar no Metaverso de Garibaldi é preciso ativar uma conta gratuita no aplicativo Spatial e criar um ‘avatar’. A experiência pode ser feita em Oculus Meta Quast ou similar, celular ou computador, acessando este link. Quando mais de um usuário estiver online é possível conversar entre eles.
O primeiro conteúdo já lançado no metaverso é um passeio virtual em uma galeria com obras do artista Willy Zumblick. A experiência permite observar as pinturas e desenhos que retratam a saga de Giuseppe e Anita Garibaldi em Santa Catarina na perspectiva de um avatar.
“É preciso ampliar o acesso das pessoas, sobretudo da juventude, à arte e à cultura. Os museus limitam a experiência à contemplação, sem maiores possibilidades de interação. Com a Realidade Virtual e Aumentada é possível contar histórias e propiciar experiências extraordinárias a distância. Com o Metaverso, é possível entrar num mundo virtual e conhecer a história”, afirma o jornalista.
O projeto “Metaverso de Garibaldi” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão, através do Departamento de Cultura, que administra o Museu Willy Zumblick, e da Cooperativa de Eletrificação Rural Anita Garibaldi (Cergal).
