O papa Francisco, de 88 anos, passou a noite inteira descansando e não precisa mais de ventilação mecânica, segundo informações do Vaticano divulgadas na madrugada desta terça-feira (4). O pontífice, que está internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, respira agora apenas com auxílio de oxigênio de alto fluxo pelas vias nasais.
Na segunda-feira (3), Francisco enfrentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um acúmulo de muco e broncoespasmo. Para aliviar o quadro, os médicos realizaram duas broncoscopias e aspiração de secreções. Durante a tarde, foi necessária a ventilação mecânica não invasiva, mas sem necessidade de intubação. O boletim médico informou que, apesar da situação delicada, ele permaneceu consciente e colaborativo.
Desde sexta-feira (28), o papa vem sofrendo crises respiratórias, que chegaram a provocar um episódio de broncoaspiração. No fim de semana, seu quadro estava mais estável, mas voltou a se agravar na segunda-feira. Essa é a ausência mais longa do pontífice desde o início de seu papado, em 2013. Os médicos do Vaticano não informaram quanto tempo ainda será necessário para sua recuperação.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
