Prefeitura de Tubarão abre credenciamento de clínicas veterinárias para castração de cães e de gatos
Foto: Reprodução UNITV

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) de Tubarão abriu credenciamento para a contratação do chamado “castramóvel”, um tipo de clínica veterinária adaptada em um veículo, para realizar a castração de cães e de gatos no município. Os interessados em participar do processo devem protocolar os documentos e as propostas até o dia 10 de dezembro, data da abertura dos envelopes.

A castração de animais está suspensa há mais de um mês em Tubarão. A decisão foi tomada após uma vistoria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) apontar uma série de irregularidades na estrutura da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), onde o serviço vinha sendo realizado até então.

Com o credenciamento de um “castramóvel”, o município pretende atender parte da demanda por castrações e solucionar problemas relacionados ao controle de natalidade ou de abandono de animais de estimação como cães e gatos. A empresa contratada deve realizar mutirões nos bairros para fazer os procedimentos.

Serão contemplados apenas aqueles donos, protetores ou tutores de animais previamente cadastrados na Funat e que são de baixa renda (até três salários-mínimos por família). Para isso, os interessados devem entrar em contato com a fundação e solicitar a inclusão do seu cão ou gato no programa de castração. A clínica contratada somente realizará o serviço mediante a autorização da Funat, através de uma guia assinada e carimbada para cada animal.

O edital de credenciamento prevê realizar a castração de 800 animais, sendo 100 gatos e 700 cães. A quantidade varia de acordo com o porte e o sexo do animal. Terão prioridade os animais de rua e dos acumuladores da cidade. A prefeitura estima pagar entre R$ 125,00 e R$ 345,00 por procedimento, dependendo do tamanho do animal.